segunda-feira, 8 de março de 2010

Orientações para o simulado I

Senhores e senhoras, em breve vocês terão um simulado pela frente e, depois disso, um Vestibular. Afinal, não adianta só ficar simulando, uma hora é pra valer.
A questão é que vocês devem encarar o simulado da forma mais realista possível. Ou seja, fazer como se fosse pra valer desde o começo. Ok, não é necessário ficar sem dormir, tenso e preocupado na véspera. Deixe isso para o Vestibular no final do ano. Porém é interessante imaginar que o simulado (e o nosso primeiro será no dia 20 de março) vai não só imitar uma prova da FUVEST (ou UNESP, PUC, etc) no seu formato, mas também na cobrança pelos estudos e na postura exigida de cada um.
As questões de múltipla escolha, os famosos TESTES, não são a princípio nem mais fáceis nem mais difíceis que questões discursivas. Se você pensar que basta fazer um X, bom, aí de fato qualquer um responde testes. Mas hoje em dia os vestibulares estão mais cuidadosos e formulando as questões de modo que a exigência é a mesma em qualquer tipo de questão.
De modo geral vocês precisam saber que três elementos são fundamentais e que toda questão irá pedir mais ou menos de cada um deles:

1. Conhecimento prévio: sim, meus/minhas jovens, vocês precisam estudar antes até mesmo para o simulado. E pior, você precisa estudar tudo e evitar esquecer o que estudou no mês passado só porque aprendeu algo novo neste mês. Consultem seus cadernos, leiam o livro, perguntem para o professor e, importante, leiam jornais e revistas com frequência. Isso pode te salvar numa emergência!

2. Capacidade de associação: cada dia os vestibulares querem verificar mais sua capacidade de correlacionar conteúdos e disciplinas diversas que simplesmente perguntar sobre algo pontual. Por exemplo: navegações na Antigüidade, na Modernidade, doenças de navegantes (Biologia), deslocamento das caravelas (Física), etc. A Unicamp fez o vestibular de 1999 todo assim!

3. ATENÇÃO! Além de ser obrigatório que você compreenda os enunciados, os textos oferecidos e as alternativas, é fundamental que você se mantenha atento. Não estou dizendo que há pegadinhas. Isso é coisa do passado. Mas todo texto possui detalhes. Dizer "sempre" é totalmente diferente de dizer "às vezes". Já vi gente errar questão simplesmente porque deixou de ler um "não".

Numa próxima mostrarei algumas estratégias para facilitar a resolução de testes. Não é mágica ou truque, apenas técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.