quinta-feira, 25 de março de 2010

Outra face da eugenia

Foi discutido em aula a questão da eugenia como parte da ideologia (ou doutrina) nazista. Muitas vezes ouve-se falar da tal "teoria da raça pura" tão defendida por Hitler e seus amigos, mas acabamos perdendo um pouco a dimensão real desta ideia.
Segundo o dicionário, eugenia é a "teoria que busca produzir uma seleção nas coletividades humanas, baseada em leis genéticas", por meio de controle de natalidade, definição de perfil genético desejado, etc. Porém a eugenia é mais antiga que o nazismo e anterior aos avançados conhecimentos de genética que possuimos hoje em dia. Além disso, a defesa de uma raça pura ou de uma purificação de raça não se restringe à Alemanha nazista.  Argumentos como branqueamento da população, erradicação de deficiências mentais e físicas, e combate à psicopatologias diversas foram colocados em prática inúmeras vezes. Países como EUA, Inglaterra, França e Brasil (entre outros) já defenderam em algum momento a eugenia, seja de forma governamental ou privada.
Toda vez que você ouvir alguém dizendo que não quer que sua filha ou filho se case fora de determinado círculo social ou étnico tenha certeza: é um raciocínio eugênico. Fique atento!

A ONG People for the Ethical Treatment of Animals, mais conhecida como PETA, viu mais longe e identificou o desejo eugênico nos criadores de cães. Obcecados por cachorros de raça pura em oposiçao aos miscigenados (leia-se: vira-lata), os criadores estão fazendo cruzamentos cada vez mais selecionados colocando em risco a saúde dos animais. A(o) PETA não teve dúvida, lançou uma campanha polêmica:
Raça superior? Errado para pessoas. Errado para cachorros.

Por que gerou polêmica? Porque uma coisa é defender uma "raça superior" outra coisa é dizer que os criadores compartilham dos mesmos ideais que Hitler. Mas no final das contas, não é a mesma coisa???

Viva os vira-latas, humanos e caninos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.