terça-feira, 30 de março de 2010

A propaganda é a alma do negócio

Todo mundo já ouviu esta expressão. Diria até que ninguém duvida desta afirmação. Mais poderoso que a propaganda só uma propaganda exclusiva, feita de forma constante e para todas as idades. É claro que não se trata de vender sabão em pó ou margarina, mas algo maior e... mais perigoso: o futuro.
Não podemos dizer que os fascistas italianos e os nazistas alemães inventaram a propaganda política. Desde o fim do século XVIII já temos algo parecido com publicidade eleitoral por via de jornais e impressos variados, entre eles os cartazes. Porém nada se compara ao aparato organizado e, porque não dizer, sofisticado montado pelos Estados alemão e italiano nas décadas de 1920 a 1940.
Reunindo material gráfico, rádio, cinema e educação estes regimes totalitários alcançaram e moldaram corações e mentes em prol de seus projetos de governo.
Veja estes dois cartazes italianos, já em plena II Guerra:
Linguagem simples e direta: "A Alemanha é realmente sua amiga". Um sorriso cordial e a mão estendida se contrapõem a um soldado estadunidense negro (olha o racismo aí, gente!) um tanto cambaleante agarrado a uma estátua romana que ele acabou de anotar: custa US$ 2,00.
Mais profundas eram as campanhas "educativas", tanto aquelas que diziam respeito às crianças quanto às que se referiam ao comportamento esperado do povo. E não era pouca coisa, afinal Mussolini e Hitler cultivavam uma imagem paternalista - severo, mas apaixonado por seu povo. Logo, exigia-se toda a fidelidade e lealdade possível.
"Traidor" - e o nome das rádios que transmitiam ou estariam transmitindo informações privilegiadas.
Encontrei no YouTube um video bem interessante sobre a propaganda nazista. Trata-se de um filme nazista produzido para disseminar o anti-semitismo, ou seja, para defender a superioridade alemã (ariana) sobre os judeus, o povo escolhido para se o "bode expiatório" das frustrações nazistas. 
Reparem no uso da imagem para estigmatizar os judeus e como os nazistas "brincaram" com as imagens e a música provocando uma atmosfera que oscila entre o ridículo inicial e a tensão do "perigo semita". Além disso, notem a ideia de "conhecimento de causa". O tom é de estudo científico, um filme documentário a respeito de uma verdade absoluta.
O filme é narrado em alemão com legendas em inglês, mas isto não será um problema pra vocês, tenho certeza. É coisa rápida, não vai dar tempo de fazer uma pipoca.



NOTA: Vocês não vão acreditar. Eu esqueci de colocar no ar este post que já estava pronto!!! VERGONHA!

4 comentários:

  1. ashushuahusa cômico, absurdo e terrível.

    ResponderExcluir
  2. Seria cômico se não fosse trágico, não é?

    ResponderExcluir
  3. céus. dá até medo do tom desse vídeo... isso é perturbador...

    ResponderExcluir
  4. http://www.youtube.com/watch?v=fZcs1SHVbz0

    vale a pena assistir. principalmente porque é o Pato Donald. hehe.

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.