sexta-feira, 9 de abril de 2010

Cecilia e a Inconfidência

Apresentei em aula um trecho do belo e longo Romanceiro da Inconfidência da poeta (ou poetisa, como preferirem) Cecilia Meireles. A ideia era trazer de uma obra literária escrita em 1953 os elementos necessários para estudarmos o movimento mineiro de "independência" conhecido por Inconfidência Mineira e ocorrido entre os meses finais de 1788 e os iniciais de 1789.
Mas é sempre bom sabermos mais a respeito do que lemos para que a compreensão seja mais "segura". Então, vamos lá.

Mas que raios significa Romanceiro?
Tradicional no mundo ibérico o romanceiro tem suas raízes na Idade Média e na poesia popular. Como gênero poético é, na prática, uma reunião de poesias ou canções chamados de romances. Esse caráter popular fica claro pelo uso preferencial da redondilha maior ou menor, ou seja, dos versos de 7 ou 5 sílabas poéticas.
Foi exatamente este "estilo" que a poeta brasileira manteve em seu Romanceiro. Resultado de uma longa pesquisa histórica e de uma visita a Ouro Preto, Cecilia Meireles escreveu cerca de 85 romances, além de poesias que formam o cenário dessa obra que reúne o dramático, o épico e o lírico.

Para entender o trecho escolhido
Como o excerto já foi trabalhado em sala o que eu sugiro é uma "leitura de curioso". O que seria isso? Eu tentei selecionar links que dessem conta de explicar cada um dos termos que, aparentemente, são mais complexos. Cabe a você escolher se quer ou não ler mais sobre cada coisa.
Antes que se espantem, sim, eu peguei a grande maioria dos links da Wikipedia. Nem tudo lá presta, mas ainda assim é útil. Mas como não confio em dicionários on-line, há um vocabulário ao final do post.
Boa "leitura de curioso"!


Romance XXI ou Das Ideias (excerto)

(...)
Banquetes. Gamão. Notícias.
Livros. Gazetas. Querelas.
Alvarás. Decretos. Cartas.
A Europa a ferver em guerras.
Portugal todo de luto:
triste Rainha o governa!
Ouro! Ouro! Pedem mais ouro!
E sugestões indiscretas:
Tão longe o trono se encontra!
Quem no Brasil o tivera!
Ah, se D. José II
põe a coroa na testa!
Uns poucos de americanos,
por umas praias desertas,
já libertaram seu povo
da prepotente Inglaterra!
Washington. Jefferson. Franklin.
(Palpita a noite, repleta
de fantasmas, de presságios...)
E as idéias.
(...)

Vocabulário:
Inconfidência: infidelidade, deslealdade, especialmente para com o Estado ou um governante.
Querela: lamentação, expressão de sofrimento; queixa; conflito de interesses; briga, contenda, pendência; debate inflamado sobre pontos de vista contrários; altercação, debate, discussão.
Gazeta: jornal.
Alvará: documento de autoridade judiciária ou administrativa em favor de alguém e no qual se ordenam ou se autorizam determinados atos.
Presságio: fato ou sinal pelo qual se julga adivinhar o futuro; prenúncio, agouro; pressentimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.