quarta-feira, 28 de abril de 2010

A Europa pós-Napoleão

É relativamente comum lermos comparações entre a União Europeia e outros momentos históricos da Europa na tentativa de encontrar raizes de uma identidade comum. A importância disto, claro, é muito maior para os próprios europeus que para nós. Mas se olharmos como ao longo de séculos os povos e governos disputaram cada metro quadrado do continente não é de se espantar que tentem seguidas vezes encontrar algum bom exemplo de união.
Neste sentido, um dos primeiros encontros reunindo representantes de quase todos os governos europeus  foi o Congresso de Viena. Entre setembro de 1814 e junho de 1815 a capital austríaca reuniu cerca de 200 delegados para decidirem sobre a paz e a reorganização do mapa e da política na Europa, profundamente "bagunçada" pelas guerras napoleônicas. Ou seja, era necessário recolocar no poder as dinastias (absolutistas) derrubadas por Napoleão, voltar ou redemarcar as fronteiras entre os Estados e garantir que a ordem não fosse novamente abalada. Além disso, o Congresso chegou a criar um pacto político-militar de nome Santa Aliança: uma força militar pronta para garantir a manutenção do Antigo Regime caso fosse necessária a interevenção em alguma crise localizada. Esta avó da OTAN não chegou a ser usada de forma eficiente, apesar de o projeto original imaginar até mesmo a intervenção nas independências que estavam em curso na América Espanhola. Aliás, os governos absolutistas viam com grande preocupação as lutas de independências e esperavam conseguir recolonizar a América.
Olhando superficialmente, sem se apegar a detalhes, podemos ver a União Europeia no Congresso de Viena? Até podemos, mas lembrando que em 1814-15 tratava-se principalmente de acordos político-militares e de caráter conservador, sem uma preocupação explicitamente econômica como o início da UE em 1957.

Para ler mais:
Após as guerras de libertação contra a hegemonia francesa, o Congresso de Viena, iniciado em 1814, restaurou a situação geopolítica na Europa anterior à Revolução Francesa de 1789.



Legendas e créditos
Imagem: "Congresso de Viena", pintado provavelmente por Jean-Baptiste Isabey em 1819.
Mapa: Avanço napoleônico. Em vermelho territórios anexados por Napoleão e as áreas hachuradas são os Estados vassalos que vencidos pelso exércitos napoleônicos passaram a obedecer ao Imperador dos franceses sem serem anexados ao território da França.
(clique nas duas imagens para ampliar) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.