sábado, 24 de abril de 2010

A Guerra Civil espanhola, Picasso e um pouco de 3D

Recebi por e-mail um link daqueles que correm pela internet como pragas. Os títulos sempre me desanimam independente do remetente ser alguém conhecido. "Realmente impressionante!" em letras garrafais não me ganham facilmente, mas como primeiro recebi de minha sogra e depois de minha cunhada achei que a insistência deveria valer a pena.
O link leva a um belo projeto de uma alemã chamada Lena Gieseke, formada em Computação Gráfica. Sua dissertação de mestrado em animação 3D incluía uma versão muito especial do quadro Guernica de Pablo Picasso. O artista espanhol pintou apresentou em Paris, cidade onde morava, o painel com sua interpretação do ataque aéreo sofrido pelo vilarejo de Guernica, na Espanha, por obra da força aérea alemã a pedido de Francisco Franco em 1937.
Apenas para contextualizar, entre 1936 e 1939 ocorreu a Guerra Civil Espanhola, um dos confrontos locais mais internacionais da história. De um lado comunistas, socialistas e anarquistas que haviam chegado ao governo por via democrática, eleitos para o governo da República Espanhola. Do outro as forças golpistas de Franco capitaneando toda sorte de conservadores direitistas de inspiração fascista e com apoio da Igreja Católica espanhola. Foi uma guerra passional e de grande violência, capaz de trazer a Espanha combatentes voluntários contra as forças franquistas como o inglês George Orwell ou o estadunidense e também escritor Ernest Hemingway.
Por parte de Franco um aliado coerente ofereceu seu crescente poder de fogo: Adolf Hitler. O resultado desta colaboração é visível no quadro de Picasso.

Para saber mais do projeto, clique aqui.

Aí está a prova de que 3D não é só coisa de cinema milionário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.