segunda-feira, 26 de abril de 2010

Quer colaborar?

Conversando com alguns alunos sobre as dificuldades de cada um na aula de História ouvi algumas coisas repetidas e, por isso, me parecem mais sérias.
Creio que todos disseram que têm dificuldade em compreender os textos, principalmente nas provas. A não ser que seja nervosismo no dia da avaliação, o problema só tem uma solução possível: LER. Quanto mais se lê, mais fácil fica. Você ganha fluência e vocabulário, dois elementos fundamentais para aprofundar a compreensão e conseguir captar "o pulo do gato" de qualquer texto.
Mas a maioria das pessoas com quem conversei disse que lê pouco, que não tem nada muito interessante para ler, que o jornal suja as mãos é complicado, etc. Repito o que disse em aula: leia ao menos algo que seja resultado de uma ideia, um texto que desenvolva um raciocínio. O tema em si não importa, música, esportes, cinema, saúde, qualquer coisa gera leitura, só não tem muita utilidade as notas de fofoca, legendas de fotos, tabelas e infográficos explicativos, etc.
Então, diante disto tudo, gostaria de fazer um convite a vocês. Estou disposto a criar uma seção permanente no Blog apenas com sugestões de leituras.
Coisa simples: você manda para os comentários do último post uma sugestão de texto (link) e justifica em poucas palavras porque acha que o texto deve entrar no "Sugestões da semana". Ou seja, depende de vocês, alunos da 2ª e 3ª séries.
Alguém arrisca?

4 comentários:

  1. não sei se o post que mandei foi, então o repetirei:

    http://artilhariacultural.com/

    ResponderExcluir
  2. Helen,
    Você está ficando boa de sugestão, hein? Gostei da proposta do site.
    Mas faça melhor, sugira um texto do Artilharia Cultural. Qual você acha que vale uma leitura? Algo que seja estimulante, original, ou algo assim.
    Além do "post" As novas queridinhas da MPB, é claro.rs

    ResponderExcluir
  3. Então, eu estava pesquisando e achei interessante esta 'reportagem', hm. ._.
    Fala sobre as versões anteriores dos contos infantis, e a verdade sobre a moral da história e pá. 'u'
    Depois que vi esse site, nunca mais vi a Chapeuzinho Vermelho do mesmo jeito. u_u GYDUASGDUAYSDGAUSYDG

    http://super.abril.com.br/cultura/verdadeira-moral-historia-447924.shtml

    ResponderExcluir
  4. Karoline,
    Valeu pela sugestão! Texto bem interessante e tem uma matéria (com menos texto e mais imagens) na Mundo Estranho.

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.