quarta-feira, 14 de abril de 2010

Tiradentes, um herói sob encomenda

Joaquim José da Silva Xavier, ou simplesmente Tiradentes, acabou se tornando conhecido pelo envolvimento em um movimento de emancipação do qual não chegava nem próximo de ser o líder. Sinceramente engajado e um dos mais "pobres" da Inconfidência foi o único condenado à morte em 1792: forca e esquartejamento como forma de punição exemplar.
100 anos depois, já na República, Tiradentes foi resgatado e elevado à categoria de herói nacional. Nada mais adequado que pintar um símbolo da luta republicana contra a tirânica monarquia usando da imagem de outro ícone de resistência (e que também foi "vítima" de traição) bem conhecido dos brasileiros: Jesus Cristo.

Barba e cabelos longos, ar de sofrimento, crucifixo ao lado: o quadro de Pedro Américo, pintado em 1793, é emblemático nesta construção de um mártir, símbolo nacional capaz de “soterrar” a memória da monarquia.


Você consegue ver o mapa do Brasil formado pelo corpo de Tiradentes?
 
 
 
 
Deixando de lado o fato de um condenado ir à forca de rosto liso, o artista pintou não uma realidade, mas uma ideia. Tiradentes transformou-se, assim, em um conceito a serviço da República do Brasil.


Em uma representação mais realista, o alferes (oficial de baixa patente) Tiradentes, sem barba e com feições diferentes da de Cristo, não seria tão impactante.


 
 
 
 
 
 
 
Nota: A imagem do quadro de Pedro Américo com o contorno do mapa do Brasil em destaque foi retirado do caprichado Blog Sétima Aula, do professor Carlos Assis.

3 comentários:

  1. Mais uma vez, "Fomos surpreendidos novamente"...

    PS: já estou elaborando a paródia

    ResponderExcluir
  2. Santucci,
    Estou curioso para ver do que vocês são capazes com um desafio tão "estranho"!!!

    ResponderExcluir
  3. Tiradentes era um árcade? Eu estou confusa. ç.ç

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.