sábado, 1 de maio de 2010

As Grécias

Ultimamente a Grécia não tem saído das páginas dos jornais e dos programas de TV, especialmente os de economia. Uma mega crise econômica veio à tona depois de um começo de ano conturbado por uma série de protestos estudantis. Em outras palavras, a Grécia tem ido de crise em crise...
A atenção internacional não é bobagem.
Na última sexta-feira [23.04], a Grécia pediu formalmente ajuda da União Europeia e do FMI para tentar tirar sua economia da grave crise, um dia depois do anúncio de que o deficit público do ano passado --de 13,6% do PIB (Produto Interno Bruto)-- é maior do que o anteriormente calculado e quase o dobro que o registrado no ano anterior.
A crise financeira da Grécia pode ter profundas implicações para a economia mundial e a União Europeia.
Há temores de que um agravamento da crise leve a um eventual calote da dívida grega e que países como Portugal, Itália, Espanha e Irlanda acabem entrando pelo mesmo caminho.
Folha de S. Paulo, 28.04.2010
Mas quem pensa em Grécia até hoje e, principalmente, para quem está longe como nós, lembra de outras coisas que não falta de dinheiro ou calote internacional. Vêm à mente deuses, templos, Atenas e Esparta. A Antiguidade é a imagem mais poderosa da Grécia, um tempo em que, aliás, nem existia um país, mas várias Cidades-Estado.
Aproveitando-se disso o cartunista Loredano desenhou esta charge para o jornal O Estado de S. Paulo (29.04.2010). Como é típico da charge há inúmeras referências. A escultura grega com a valorização da força física, o poderia militar (neste caso), agora motivo de piada com a crise. Ao invés de segurar um escudo, protege-se com um barril. Ou ainda, a nudez grega não é coberta com roupas, mas com o símbolo da falta de recursos.

Seria o rei Leônidas, de Esparta, do século XXI?
De qualquer modo é sempre bom lembrar que a piada só tem graça quando entendemos as referências... e quando ninguém precisa explicar. Na próxima eu não comento!




Fonte: a escultura de Leônidas foi fotografada por Brian Morley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.