quarta-feira, 5 de maio de 2010

Para ler e reler...

Foi dada em uma atividade avaliativa o seguinte texto da historiadora Emilia Viotti da Costa sobre a vinda da Família Real Portuguesa:
“Chegando ao Brasil, a primeira medida tomada por D. João VI foi a abertura dos portos brasileiros, em ‘caráter provisório’, ao comércio direto estrangeiro (...). Seguiram-se medidas revogando os entraves à produção e ao comércio da colônia, cuja permanência era incompatível com sua nova situação de sede da monarquia. O alvará do 1º de abril de 1808 permitiu livre estabelecimento de fábricas e manufaturas, levantando as restrições anteriormente estabelecidas. A 30 de janeiro de 1810 revogou as disposições de 1749 e 1751 e autorizou todos os vassalos a vender, pelas ruas e casas, qualquer mercadoria que tivesse pago os competentes direitos. (...) O decreto de 18 de julho de 1814 permitiu a entrada de navios de qualquer nação nos portos dos Estados Portugueses e a saída dos nacionais para portos estrangeiros. (...) A série de medidas culminaram com a lei de 16 de dezembro de 1815, elevando o Estado do Brasil à graduação e categoria de Reino.”

Emilia Viotti da Costa. "Introdução ao estudo da emancipação política". P. 74.
O objetivo era destacar as grandes mudanças econômicas e políticas que a América Portuguesa sofreu com a transferência da Corte portuguesa para o trópicos.

Para ler mais:
Em 2008 foram comemorados os 200 anos dessa mudança e pipocaram eventos e "obras" a respeito: cerimônias, livros, samba-enredos, etc.
A Revista de História da Biblioteca Nacional publicou em janeiro daquele ano uma edição especial e em fevereiro reuniu um dossiê com várias reportagens a respeito. Sinta-se à vontade para escolher um texto para ler. Os alunos que quiserem redigir um resumo sobre um dos artigos podem me entregar como atividade extra.

Especial - A Corte Chegou!

E Portugal fugiu para o Brasil
Um dossiê sobre a vinda da família real em 1808

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.