segunda-feira, 21 de junho de 2010

Se a moda pega... II

Pelo jeito não foram só vocês que se "divertiram" com a bizarra notícia da professora do DF que amarrou e amordaçou com fita adesiva um garoto de 5 anos.
Ontem, na Folha de S. Paulo, o cartunista Laerte resolveu acrescentar um pouco de sua conhecida acidez e fina ironia à situação.

"Calma - são apenas dardos tranquilizantes"

A inacreditável justificativa (se é que isso é possível!) daquela professora foi que ela "amordaçou o aluno porque ele estava muito 'agitado', conversando com outros colegas". (Confira aqui)
Seriam os dardos tranquilizantes uma alternativa mais... civilizada? Fica a pergunta.

14 comentários:

  1. aah professor... você está no caminho certo giz é quase um dardo hahahahahah

    ResponderExcluir
  2. Cuidado, Erik... Eu já disse que meu celular tem câmera! haha
    Sobre outro assunto, preciso te falar quatro coisas:
    1º: qual era mesmo o nome daquele cara que toca piano e grava vários álbuns que você tinha falado na terça-feira?
    2º: você pode me indicar mais bandas para eu conhecer e gostar?
    3º: é, eu não gosto de Captain Beefheart mesmo... Pelo menos por enquanto não consigo ouvir
    4º: sexta-feira vou te levar uma coisinha pra te emprestar. Pode passar as férias com ela. Espero que goste.

    ResponderExcluir
  3. Gabi,

    Sim, você já me falou da câmera do seu celular. Mas considerando que ele mal funciona, não sei por que deveria temer.
    Bom, vamos às suas "questões".
    1º Eu comentei contigo a respeito do músico belga Wim Mertens. Se quiser lhe passo um material dele.
    2º Indicar bandas para você conhecer E gostar? Acho isso tão complicado, afinal o gosto é sempre muito pessoal e nossas escolhas raramente são previsíveis. Eu mesmo me surpreendi com o caminho que você fez até chegar no Zappa. Rock nacional ou internacional? Mais pesado ou mais suave? Experimental? Recentes ou antigas? São tantas opções... Me dê umas pistas, me ajude a te ajudar.rs
    3º Que coisa... acho Safe as milk tão interessante.
    4º Estou com medo!

    ResponderExcluir
  4. Vou ignorar a parte que você me humilhou, ok?
    Em relação ao Wim Mertens, eu só queria o nome mesmo, porque aí eu baixo algumas coisas para conhecer. Seria legal se você pudesse me indicar os melhores álbuns na sua opinião, só para eu não me perder tanto.
    Sobre as bandas, de preferência internacional (não me dou muito bem com o rock nacional na maioria das vezes).
    Eu não sei classificar os estilos de música, então vou falar mais ou menos as coisas que eu mais escuto, será que ajuda?
    Red Hot Chili Peppers, Frank Zappa, John Frusciante, Cachorro Grande, David Bowie, Genesis, Infectious Grooves, INXS, Of Montreal, MGMT, Oasis, Strokes, Beatles, Bee Gees, Coldplay, Guns N' Roses, Korn, Lobão, Lou Reed, Nirvana, Pearl Jam, Queen, Rita Lee, System of a Down, The Who, ABBA
    Ok, eu sei que é muito amplo, mas eu realmente não sei explicar o tipo de música que me agradaria. Mas eu confio no seu bom gosto (apesar de ter gostado do Cinema da Cachorro Grande). Pode me indicar quantas você quiser, se eu não gostar, vale a pena conhecer!
    Desculpe por tomar o seu tempo absorvendo e abusando dos seus conhecimentos musicais, mas é uma tentação ter um professor que conhece tanto de música e não poder pedir umas dicas!

    E... Não tenha medo! É coisa boa, juro.

    ResponderExcluir
  5. Gabi,
    Como assim te humilhei? Não foi minha intenção.

    Vamos às recomendações:
    1. Wim Mertens: recomendo os álbuns After Virtue (cada música é uma virtude: prudence, temperance, humility, courage, etc) e Jardin Clos. O album Sin Embargo também é muito bom.
    2. Eu acho que uma lista como a que você fez me diz mais sobre seu gosto musical que uma explicação pseudo-racional sobre tentendências e estilos. Só me diz uma coisa. Como é possível gostar de System of a Down e Korn, e não gostar nem um pouco de White Stripes? (que aliás é muito melhor musicalmente!rsrs)
    Vou tentar sugerir, primeiro, com base em semelhantes, ok?
    Oasis, Coldplay e Strokes: The Coral, The Zutons, Snow Patrol, Franz Ferdinand e Arctic Monkeys
    Genesis: YES, Supertramp
    Rita Lee: Mutantes (já conhece, né?). É contemporâneo: Secos e Molhados
    Cachorro Grande: Moptop
    Pearl Jam e Nirvana: conhece Alice in chains, não?
    System of a Down: não é semelhante, mas é mais pesado que os anteriores - Wolfmother (é muuuito bom!)

    Outras sugestões, mas aí pensando no que eu acho legal (ninguém precisa concordar!) e listados de forma caótica:
    Andrew Bird, Sufjan Stevens, Arcade Fire, Belle & Sebastian, Ben Harper, Macy Gray, Black Sabbath, Blue Cheer, Devendra Banhart, Traffic, Feist, Jethro Tull (muita gente não suporta), KT Tunstall, Little Joy, Roney Jorge e os ladrões de bicicleta, Los Porongas, Móveis Coloniais de Acaju, Love, Moby Grape, MC5, Mogwai, Sigur Ros, Nick Drake, Radiohead, Ramones, Talking Heads, The Kinks, The Animals, The Zombies, The Band, The Byrds, The Pretty Tings, The Small Faces, The High Numbers (todos os The's dos anos 60).

    Gosta de rock instrumental? Há uma leva ótima de artistas brasileiros: Pata de Elefante, Retrofoguetes, Chimpanzé Clube Trio, Caldo de Piaba e Macaco Bong. São todos trios, muito competentes. Os gaúchos do Pata e os baianos do Retrofoguetes fazem um som com influência de surfmusic. Os paulistas do Chimpazé Clube Trio tem uma pegada mais inglesa anos 60-70. Os acreanos do Caldo de Piaba misturam rock, jazz e brega, tem muito swinge. E os matogrossenses do Macaco Bong juntaram jazz e hard rock numa mistura poderosa.

    Acho que você já tem o que fazer nas férias, né?

    ResponderExcluir
  6. Gabi,
    Esqueci de uma banda. Acho que você pode gostar de The Vines.

    ResponderExcluir
  7. Gabi,
    E ouça também os suecos do The Hives. É tudo meio indie, The Vines, The Hives, Franz Ferndinand, etc. O que muda é o quanto cada um ouviu de anos 60 ou punk dos 70.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. A parte de humilhar era sarcasmo! haha

    Nossa, até fiquei perdida agora, mas amei as recomendações! Está tudo devidamente anotadinho e vou baixando de pouco em pouco. Vou começar pelo Wim Mertens.
    A maioria das coisas eu já ouvi falar ou já ouvi um álbum pelo menos, mas acho que vale a pena ouvir com mais carinho.
    E eu não disse que não gosto de White Stripes! Disse que eles têm músicas maravilhosas, mas que a maioria simplesmente não me desce.
    Eu até entendo você não gostar de Korn, mas o que você tem contra System of a Down?! É MUITO bom!!!
    Apesar de às vezes o seu conhecimento me dar medo, muito obrigada MESMO pelas indicações, Erik!

    Você vai me xingar muito se eu for à escola amanhã?

    ResponderExcluir
  9. Gabi,
    Korn não me seduz, mas System of a down eu gosto sim, acho um som diferente, com estilo particular. Mas a minha questão foi que som mais pesado, com influência do hard rock e do metal todos eles têm.
    Quanto à sua presença, a verdade é que vou xingar qual um que NÃO for amanhã, afinal eu irei de qualquer modo!
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Eu sei que não tem nada a ver com o assunto em questão, mas eu fiquei de mostrar esse vídeo pra você, professor... aquele do rafinha bastos ,vulgo Erick Hörner,(incrível até o jeito de falar é igual)... enfim esse é o vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=jPvjk8zlcrk

    ResponderExcluir
  11. Luciana,
    Relaxa que não existe mais assunto em questão por aqui!
    O vídeo é ótimo, mas fiz uma consulta aqui em casa e discordaram de você...rs

    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Ah, já que não existe assunto em questão mais e virou a casa da mãe Joana (culpa minha e dos meus pedidos de recomendações) vou usar esse post pra desabafar:
    Aaaaaaaaaaaaaah, Erik!!! Que lindo Wim Mertens!!!!!!! Estou encantada! Eu não consegui achar os álbuns que você recomendou dele para baixar, mas baixei outros e estou AMANDO!
    Nesse momento estou maravilhada ouvindo o Zee Versus Zed! Se todas as suas recomendações forem assim, vou sugar todos os seus conhecimentos musicais sempre!

    ResponderExcluir
  13. Gabi,

    Seria mais fácil se eu tivesse descoberto como colocar um guestbook ou algo parecido no blog, acabaria com a casa da mãe joana.rs
    Fico contente que você gostou. Mas acho que vai gostar mais ainda quando encontrar os álbuns que lhe recomendei. Se precisar eu te passo o que eu tenho.

    Abraço

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.