quarta-feira, 18 de agosto de 2010

História e humor

Há alguns dias estava conversando com a Profa. Sacay a respeito do uso de charges e quadrinhos em atividades escolares. Estávamos comentando que para Biologia a situação era razavelmente confortável, pois são muistos os bons cartunistas que se dedicam a fazer rir a partir das ciências. Fernando Gonsales, autor das tirinhas do Niquel Nausea, é figura conhecida dos vestibulares e exames nacionais. Talvez parte do sucesso do cartunista seja por ser ele próprio ser biólogo.
O mineiro Henfil nasceu em 1944 e morreu em 1988.
É claro que podemos usar as charges políticas e sociais do começo do século XX ou a vasta e genial produção de Henfil, com suas críticas ácidas à sociedade brasileira e à Ditadura Militar, apenas para citar um exemplo. Mas, infelizmente, eu não conheço nenhum cartunista nacional em atividade que se dedique a fazer piada com base em fatos ou personalidades da História. Ou seja, de modo geral os cartuns têm rendido apenas questões de "atualidades".



No entanto, meio que por acaso, vi no Kibe Loko esta charge brincando com o Egito antigo. E nem precisa entender muito de História para entender a piada!

O papel higiênico eterno...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.