terça-feira, 31 de agosto de 2010

Vargas e as leis trabalhistas

Como atividade avaliativa foi trabalhado em sala de aula o discurso de Getulio Vargas abaixo:

Propaganda do governo durante o Estado Novo
“Trabalhadores do Brasil: ouvi com particular agrado a eloqüente e expressiva saudação que o ministro do Trabalho, em vosso nome e a vosso pedido, acaba de me dirigir. Melhor do que em palavras de agradecimento, testemunho-vos o meu apreço, compartilhando das vossas comemorações do ‘Dia do Trabalho’, assim reafirmando o sentimento de cooperação e confiança mútua que temos mantido, inalteravelmente, na solução dos problemas sociais. Desde 1930, conservamos a mesma linha de ação, e, sempre que surgiram obstáculos e dificuldades, os trabalhadores manifestaram ao Governo Nacional, de modo inequívoco, a sua confortadora e espontânea solidariedade, numa eficiente atitude de repulsa aos surtos de anarquia e aos golpes extremistas. (...) Elaboramos e executamos, com a cooperação ativa das classes produtoras, a nossa adiantada legislação social, que, a um tempo, garante os direitos dos trabalhadores e o desenvolvimento econômico do país. (...) Significativamente, reservou-se para o dia de hoje a assinatura das leis criando a Justiça do Trabalho, os refeitórios populares e as escolas de ofícios nos estabelecimentos industriais. (...)”.
Discurso de Getúlio Vargas no Dia do Trabalho, 1º de maio de 1939.

A questão dizia:
Com base no texto e em seus conhecimentos explique as relações existentes entre o Estado Varguista, a política trabalhista e o culto à imagem de Vargas como o pai dos “pobres”.

Não se tratava de uma atividade complexa. O discurso de Vargas é bem claro e o conteúdo mais específico havia sido dado em aula. No entanto, era importante prestar atenção a alguns detalhes.
1. A data do discurso: Dia do Trabalho e 1939. Ou seja, o presidente fazia uso de uma data comemorativa, tradicionalmente de protestos ou, ao menos, para relembrar lutas passadas, para anunciar leis e medidas governamentais favoráveis aos trabalhadores. Ao mesmo tempo, devemos notar que tratava-se de plena ditadura do Estado Novo, cuja política trabalhista possuía inspiração fascista e desejava aproximar os trabalhadores do governo a fim de afasta-los das organizações de esquerda.
2. Vargas elabora seu discurso no sentido de enfatizar que ele, o presidente, acolhe pedidos e oferece leis para o bem da coletividade. Não há luta política e sim o esvaziamento dela.

É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.