sábado, 30 de outubro de 2010

Se exercitar faz bem: As Respostas

Vocês devem ter reparado que as 3 questões que postei não são examente de história. Ou pelo menos não são apenas de história!

A questão 1 envolve um pouco de História Antiga e muito de interpretação de texto. Era importante prestar atenção na oposição "povo" e "indivíduo", ou ainda entre coletivo e individual. No caso grego, é bom lembrar que o exercício coletivo da política se dava por meio de assembléia que quer dizer justamente "reunião de pessoas". Enquanto que a dominação individual é tirania, poder absoluto de um sobre outros. Ou, quando o poder é de alguns poucos (oligo = poucos) sobre a maioria, chama-se oligarquia. O texto defende, na verdade, a democracia.
Resposta D

A questão 2, por sua vez, mistura História Medieval e atualidades. Porém o que interessa mesmo é sua capacidade de comparar dois tempos e duas situações buscando semelhanchas e diferenças. No texto sobre a Idade Média o problema da fome é encarado como um castigo divino e a solução seria a penitência. Já no texto atual, as enchentes e os desabamentos estão ligados ao fato de não terem sido aplicados os recursos destinados a evitar esse tipo de catástrofe. De modo que qualquer alternativa que tente comparar as soluções estará errada, pois é impossível.
Resposta B

A questão 3 é pura leitura de tabela. Você precisa analisar cada coluna e tentar extrair os padrões. Na prática você pode até tentar desenhar gráficos para cada uma das colunas da tabela. No entanto, é necessário ficar atento às informações que você tem e às que a questão lhe dá. É esperado que o candidato saiba o que aconteceu no Brasil entre 1940 e 1996 (melhoria de vida, industrialização, migrações campo-cidade, etc) e alguns conceitos de geografia, como esperança de vida, taxa de natalidade, mortalidade infantil, regime demográfico.
Resposta B

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.