sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Origem das palavras

Não sei vocês, mas eu sempre me divirto quando ouço alguma expressão indígena ou de outra cultura tradicional em filmes. Qualquer palavrinha significa toda uma expressão mais ou menos complexa, um raciocínio contido em algo tão simples.
Paranapiacaba, por exemplo, hoje distrito de Santo André, foi construída como vila inglesa da ferrovia Santos-Jundiaí. Para fazer a subida da Serra do Mar era necessário um sistema de cabos de aço para içar o trem. A palavra que dá nome ao local é tupi e quer dizer "ponto do qual se vê o mar". Aliás, mais preciso é impossível, pois realmente se vê o mar!
Bom, tudo isso para dizer que nesta semana a professora Patrícia que leciona história para o Ensino Fundamental me disse que um aluno havia perguntado se era verdade que emboaba dizia respeito às botas dos portugueses, ou algo assim.
América Portuguesa e suas Capitanias até 1709

Para quem não se lembra, a Guerra dos Emboabas foi um conflito ocorrido entre 1707 e 1709 na região que hoje é Minas Gerais. Os bandeirantes vicentinos, isto é, da Capitania de S. Vicente (hoje São Paulo), descobriram ouro naquela região, despertando o interesse de outros portugueses, do Reino e da América. Explicando melhor, tanto os portugueses de Portugal quanto os baianos e pernambucanos (também portugueses, pois tudo era parte do Reino de Portugual) rumaram para a recém "descoberta" região mineradora. O que aconteceu foi até um pouco previsível, uns dizendo "eu vi primeiro" e outros "também tenho direito a ficar rico". Em resumo, saíram na mão e de uma forma tão violenta que a Coroa portuguesa teve de intervir, criando uma nova Capitania e mandando todo um aparato de fiscalização e controle. Para se ter ideia, o rio que corta a região é chamado até hoje de Rio das Mortes.
E de onde vem a palavra Emboabas? Há duas "teorias". Uns dizem que se deve às botas e proteções para as canelas que os "de fora" usavam. Assim, os forasteiros pareciam com uma ave de pernas cheias de penas de nome emboaba. Até faz sentido se lembrarmos que os paulistas, bandeirantes de longa data, já haviam incorporado elementos indígenas e consideravam as roupas portuguesas pouco práticas. Gibão acolchoado, botas longas, casacos, tudo isso não combinava com o ambiente tropical da região.
Imagem consagrada do bandeirante,
hoje se sabe que não é real

Por outro lado, o Dicionário Houaiss oferece outra origem etimológica. Ele destaca que a origem é controversa e talvez venha do tupi mbo'aba "fazer que se ofenda, mover agressão, agredir". Ou seja, não seria um epíteto, um apelido para um indivíduo, mas para um grupo: aqueles que agrediram ou provocaram. O que também faz muito sentido, já que eram os portugueses de fora da Capitania de S. Vicente os chamados de emboabas e tidos como agressores.






Para ler +

Na região dos Emboabas, poucos marcos remetem hoje ao episódio histórico ocorrido há 300 anos. No imaginário popular, persistem as lendas

Amor à terra?
Sempre considerada um levante nativista, a Guerra dos Emboabas, na verdade, opunha dois grupos que queriam as mesmas coisas: ouro e poder político




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.