domingo, 5 de dezembro de 2010

Debate com Reflexão e vice-versa

Na sexta-feira última, dia 3 de dezembro, nós praticamente encerramos as atividades escolares. Restam apenas os exames finais da recuperação no dia 10. Mas naquele dia 3 à tarde também aproveitamos o clima de fim de ano para experimentar uma atividade extracurricular. Reunimos uma turma bem disposta de alunos do Ensino Médio (da 1a. à 3a. série) e professores de diversas áreas (literatura, filosofia, história, biologia, química e o padre orientador espiritual do Colégio) para uma sessão de reflexão e debate.
O tema escolhido foi a eugenia, a pseudociência nascida no século XIX que defendia o melhoramento das raças controlando os cruzamentos entre os indivíduos. Pensava-se ser possível diminuir o número de pobres, de deficientes e até mesmo gerar uma raça superior. Com base na eugenia pode-se chegar a quase todo tipo de preconceito racial e social atual: do nazismo ao racismo mais tosco, da pobreza como herança à "ditadura da genética".
Os 18 alunos que haviam se inscrito para a atividade foram divididos em grupos de 4 a 5 elementos e, reunidos em salas diferentes, tomaram conhecimento de algumas provocações. Eles já tinha lido um material prévio especialmente selecionado, mas na sexta-feira receberam ainda mais informações em vídeos, música, novos textos. Diante desses subtemas iniciaram as discussões, sendo que cada grupo poderia rabiscar à vontade os papéis que cobriam as mesas de cada sala. Havia então um rodízio, permitindo que cada grupo tivesse contato com dois subtemas diferentes até voltarem para a posição original onde teriam que formular uma apresentação de 3 min.
Como pensar cansa tanto (ou mais) quanto uma atividade físíca fizemos uma pausa para o café e depois voltamos ao debate, agora todos juntos na mesma sala. A troca de impressões, as opiniões diferentes e a vontade de participar de alunos e professores fez com que nos esquecêssemos do tempo. A atividade estava prevista para acontecer entre 14 e 16h, mas quando nos demos conta já era mais de 17h. Agora é ver como será 2011. Quem sabe não continuemos com este projeto...
Abaixo temos algumas das fotos do encontro. Creio que será mais fácil de compreender a dinâmica da atividade.

Para aumentar o tamanho da imagem clique sobre a apresentação de slides.


Optei por não colocar o nome dos alunos presentes nas fotos, pois se tratam de menores de idade e não conversei com cada um a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.