sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Velhos termos, usos atuais

É fundamental termos o domínio de certos termos e expressões que, em alguns casos, são considerados "conceitos polissêmicos". Mas o que significa isto?

Os conceitos são ideias, expressões que possuem toda uma história, uma reflexão acumulada e que toda vez que são usados estes conceitos trazem à tona essas articulações do passado. Já a palavra polissemia significa "vários significados", ou seja, um conceito polissêmico quer dizer que determinada expressão possui significados diversos aos longo dos tempos e em diferentes locais dependendo das relações existentes.
Creio que ficará mais fácil de entender com um exemplo.
Entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade (mais ou menos) do século XX tivemos a presença do Imperialismo europeu e estadunidense na Áfria e na Ásia. Uma dominação ora econômica, ora político-militar em diversos países daqueles continentes o que na prática significou o Neocolonialismo: dominação e exploração de um sobre o outro. Com as independências asiáticas e africanas, assim como o pós-Segunda Guerra e o surgimento do mundo bipolar (capitalismo-EUA vs. socialismo-URSS) passou-se a falar do imperialismo estadunidense de caráter econômico e cultural sobre a América Latina, e as disputas por um poder "simbólico" na África e na Ásia (novamente).
A disputa entre EUA e URSS acabou no final da década de 1980 e junto foi-se o mundo-bipolar e a divisão em 1o., 2o. e 3o. mundos. Agora fala-se de mundo globalizado, multipolar e países emergentes. Acabou a ideia de imperialismo?
Em entrevista à Folha de S. Paulo, o chancheler [chefe da diplomacia brasileira] Marco Aurélio Garcia fez o seguinte comentário ao ser questionado sobre a acusação que se faz à China de "de pretender estabelecer uma relação neocolonial com a África, com a América Latina":
Uma relação neocolonial só se estabelece se o colonizador e o colonizado estão de acordo. Temos perfeitas condições de resolver esse tipo de problema. Nós temos, entre outras coisas, de resolver problemas de política interna. Vejamos a questão cambial, que incide sobre nossas exportações. Os EUA têm responsabilidade, a China tem responsabilidade, mas nós também. Da mesma forma que eles usam instrumentos de política interna que têm incidência sobre a política externa, também podemos fazê-lo.
A diferença que temos hoje é não vem ninguém aqui nos dizer como é que tem que ser nossas políticas monetária, cambial, nossa política macroeconômica de maneira geral. Nós decidimos.
A ideia de neocolonialismo aplicado à China é a mesma do século XIX? Como Garcia pensa essa relação e o papel do Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.