domingo, 13 de março de 2011

Uma colaboração

Quarta-feira passada fiz algo pouco comum. Fui parado na Avenida Paulista por uma moça que, assim como suas colegas, estava uniformizada e de prancheta na mão. Eu estava com pressa, mas como não consigo falar não sem ouvir qual é a questão parei para escutar a moça. Era uma campanha da ONG Médicos Sem Fronteiras para conseguir doadores, pessoas dispostas a doar R$20,00.
Sinceramente acho que doar por doar algo meio besta, é necessário ao menos saber para quem se doa e ter alguma afinidade. Decidi, então, colaborar com esta organização humanitária, já que não poderei oferecer meus serviços (eles não precisam de historiadores!).


Para quem não faz ideia do que esse pessoal faz, leia o texto abaixo retirado do site oficial do MSF:
Médicos Sem Fronteiras é uma organização médico-humanitária internacional, independente e comprometida em levar ajuda às pessoas que mais precisam. Também é missão de MSF tornar públicas as situações enfrentadas pelas populações atendidas.
São cerca de 28 mil profissionais de diferentes áreas, espalhados por mais de 60 países, atuando diariamente em situações de desastres naturais, fome, conflitos, epidemias e combate a doenças negligenciadas.
A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria. Enquanto a equipe médica socorria vítimas em uma brutal guerra civil, o grupo percebeu as limitações da ajuda humanitária internacional: a dificuldade de acesso ao local e os entraves burocráticos e políticos faziam com que muitos se calassem frente aos fatos testemunhados.
MSF surge, então, como uma organização médico-humanitária que associa socorro médico e testemunho em favor das populações em risco.
 
Você quer ser médico de verdade? Então pense se é capaz de enfrentar Haiti, Sudão, Libia, Paquistão, Gaza, entre outros locais que realmente precisam de médicos. Só andar de jaleco e estetoscópio no pescoço não é nada...
Não quer ser médico? Então colabore do modo que achar melhor. Mas faça algo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.