quarta-feira, 27 de abril de 2011

Bullying News II

Agora virou bagunça! Antes nada era bullying e tínhamos um problema. Agora tudo é bullying e temos um problema.
Vejam o caso que seria cômico se não fosse trágico, ridículo, constrangedor e/ou ofensivo.
Na segunda-feira, dia 25 de abril, o senador pelo Paraná (ex-governador e famoso por sua truculência) Roberto Requião, arrancou o gravador das mãos de um repórter, irritado com a pergunta que lhe fora feita. O Sindicato dos Jornalistas imediatamente se manifestou, afinal o "nobre" parlamentar havia impedido o trabalho de um profissional e de forma agressiva.
Requião foi à tribuna do Senado no dia 26 para se justificar:
Segundo o senador, o repórter da Rádio Bandeirantes tentou lhe aplicar uma "armadilha" com "perguntas encomendadas", numa atitude de "bullying" que marca parte da imprensa brasileira.
"Temos que acabar com o abuso, o bullying que sofremos nas mãos de uma imprensa às vezes provocadora e muitas vezes irresponsável", disse.
Requião afirmou, sem citar nominalmente veículos de comunicação, que a imprensa se acostumou a "plantar ruídos que se afastam completamente da verdadeira natureza dos fatos". Sobre a retirada do gravador, disse que "há momentos em que a indignação é uma virtude".
 Só para que não fique dúvidas, cito trecho de uma matéria da Revista Nova Escola definindo o que NÃO é bullying
Discussões ou brigas pontuais não são bullying. Conflitos entre professor e aluno ou aluno e gestor também não são considerados bullying. Para que seja bullying, é necessário que a agressão ocorra entre pares (colegas de classe ou de trabalho, por exemplo). Todo bullying é uma agressão, mas nem toda a agressão é classificada como bullying.
O virtuoso Senador, em resumo, exagerou. Ou ele quis dizer que, mesmo tendo imunidade parlamentar, sendo julgado por foro privilegiado, recebendo um sem-número de regalias, ele é igual ao jornalista?!?! Não, acho que não...

E fica o aviso: a liberdade de expressão corre risco tanto à direita quanto à esquerda!

A matéria na íntegra sobre a desculpa esfarrapada de Requião AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.