sexta-feira, 15 de abril de 2011

A Crise de 1929 em imagens

A Crise de 1929 é provavelmente a crise mais comentada da história, e não sem razão! O historiador Eric Hobsbawm considera que sem a catástrofe econômica daquele ano não teríamos o século XX como o tivemos. Num raro momento de "especulação histórica" o autor inglês sugere que sem 1929 não teríamos nem o nazismo alemão nem o reconhecimento do modelo soviético como um adversário real.
Vimos em sala de aula a lógica (ou ilógica) da crise com sua superprodução desencadeando um efeito dominó que atingiria desde o investidor até o menor dos produtores rurais e não só nos EUA, epicentro do terremoto que varreu a economia mundial. É importante salientar que este efeito em cadeia é o mais forte indício de uma economia capitalista que já se encontrava mundializada (ou globalizada, como preferirem): os investimentos estadunidenses na Europa, as exportações e importações de matéria prima e maquinário (situação típica do Brasil), etc.
No entanto, queria aproveitar o espaço para mostrar algumas fotos interessantes da crise nos EUA, principalmente porque nos acostumamos a ver a terra do Tio Sam como um lugar de fartura e poder econômico gigantescos. É bom lembrar, ainda, que o crash da Bolsa de Valores veio após um período razoalvelmente longo de crescimento econômico, desemprego baixo (4%) e otimismo generalizado.


A falência das empresas que se seguiram à falência dos bancos causou um incrível aumento do desemprego acabando com os anos dourados anteriores. A falta de trabalho regular, a pobreza e as condições precárias de moradia marcaram os anos conhecidos como a Grande Depressão, entre 1929 e 1933, pelo menos.

O governo estadunidense, como outros ao redor do mundo, tiveram que intervir não só na economia como um todo, mas também nas questões mais imediatas da vida cotidiana. São comuns as fotos que mostram as intermináveis filas de sopa ou de distribuição de bônus.

Nós estamos mais ou menos (e infelizmente) acostumados com as favelas, mas para os estadunidenses este cenário era devastador. O sonho da casa própria havia sido realizado para muitos graças aos empréstimos bancários, mas com a falência dos bancos tudo desapareceu. As hoovervilles, como ficaram conhecidas, proliferaram por quase toda grande cidade. Mas a miséria  no campo foi ainda maior, especialmente no interior do país e entre os pequenos produtores.

Esta fotografia, chamada Imigrant Mother talvez seja uma das mais da Grande Depressão. Seu olhar é incrivelmente expressivo: mãe de 7 crianças, seu marido morreu logo após perder o emprego em 1931, não possuia emprego para sustentar a casa. Ou seja, a miséria.
A situação norte-americana só veio a melhorar com a política do New Deal, implementada pelo governo Roosevelt, com investimentos em infraestrutura e medidas assistenciais que injetaram recursos na economia nacional. E não podemos esquecer a ajudinha que a II Guerra Mundial providenciou: se Hitler já tinha "descoberto" que investir em indústria bélica era um bom negócio, porque não esperar pelo mesmo resultado nos EUA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.