sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dando com uma mão e tirando com a outra?

Estou um pouco em dúvida com relação a algumas notícias que li sobre mudanças no vestibular da USP.
Primeiro eu li que o Conselho de Graduação aprovou o aumento de bonificação para os alunos da rede pública. A ideia é dimiduir a incrível diferença entre os inscritos e os aprovados no exame: 85% do pessoal que presta a prova vem do ensino público, mas apenas 25% é aprovado. O método encontrado foi bonificar a participação e o desempenho desses concorrentes de modo que os bons resultados ganhem pontos extras.
Mas depois desta notícia li que a Pró-Reitoria da USP defende uma série de mudanças que teriam como resultado aumentar a nota de corte de praticamente todos os cursos. Em outras palavras, ficaria muito mais difícil passar no vestibular.
Essa soma não dá zero?? Afinal, parece-me que com uma mão a USP pretende dar pontos e com a outra tirar os mesmo pontos exigindo uma nota de corte ainda maior.
O triste disso tudo é que só se discute a mudança da nota de corte, mas não a mudança do tipo de prova. Apesar das alterações recentes ainda seguimos modelos de até 20 anos atrás e programas tão velhos quanto a universidade. No caso de história especificamente, a FUVEST só sabe incluir novos conteúdos, porém muda a forma de avaliar bem lentamente, a passos de formiga (e sem vontade, como diria a música).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.