sexta-feira, 22 de abril de 2011

Eu vou!

Você assistiu o filme A Origem, do diretor C. Nolan e com Leonardo Di Caprio no papel principal? A imagem abaixo não se parece com alguma cena do filme?


A obra acima, "Relatividade", é do artista gráfico holandes Maurits Cornelis ESCHER (1898-1972) e foi uma inspiração declarada do diretor de A Origem, entre muitos outros. Escher é um mestre das perspectivas geométricas e dos paradoxos que geram ilusões intrigantes capazes de fixar o olhar do expectador por horas a fio na tentativa de encontrar todos os caminhos possíveis.
Você poderia viajar até a Holanda para ir ao Museu Escher, não é? Mas não é necessário. Depois de passar pelo Rio de Janeiro chegou ao Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo a exposição O Mundo Mágico de Escher.

Abaixo as informações que constam do site do CCBB.
O Mundo Mágico de Escher
A mostra reúne 94 obras, entre gravuras originais e desenhos, incluindo todos os trabalhos mais conhecidos do artista. Escher ficou mundialmente conhecido por representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano e explorações do infinito. Escher foi um gênio da imaginação lúdica e um artesão habilidoso nas artes gráficas, mas a chave para muitos dos seus efeitos surpreendentes é a matemática, utilizada de uma forma intuitiva. A exposição mostra de forma analítica o desenvolvimento da obra gráfica do Escher em uma carreira de mais de 50 anos. Além disso, a exposição evidencia os efeitos de alguns fenômenos de espelhamento, perspectiva e matemática em diversas instalações interativas e lúdicas, além de um filme em 3D.
SERVIÇO
Data: 19 de abril a 17 de julho de 2011
Horário: Terça a domingo, das 09h às 20h
Local: Subsolo, térreo, 1º, 2º e 3º andares
Classificação indicativa: Livre
Entrada Franca
Visita mediada: das 9h às 19h



Recomendação: o CCBB fica na Rua Álvares Penteado, 112 (Centro), mas prefira ir de Metrô (estação Sé ou São Bento). Deixe o carro em casa e ande um pouco, é bom para você e é bom para a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.