terça-feira, 26 de abril de 2011

Jogos, simulações e a realidade

Li na Folha de S. Paulo sobre um professor estadunidense que trabalha conceitos de geopolítica e resolução de problemas com alunos de 4a. série (creio que o equivalente ao nosso 5o. ano) utilizando um jogo chamado "Jogo da Paz Mundial". Trata-se de uma simulação desenvolvida pelo mesmo professor hácerca de 28 anos e, segundo a reportagem, muito premiado nos EUA.
Pelo que pude compreender da matéria e da entrevista com o professor, a atividade lembra bastante o SINU, a simulação da ONU desenvolvida pelo Colégio São Luiz que contou no ano passado com a participação de alguns alunos nossos. A maior diferença é justamente a idade: o SINU contou com alunos do Ensino Médio.

Veja o vídeo AQUI.

Após ver o vídeo estou simplesmente de boca aberta, a experiência é fantástica!!! Gostaria muito de saber mais sobre o "Jogo da Paz Mundial", mas infelizmente não sou um docente de Boston...


Ignore a manchete proto-poética da Folha e leia a entrevista:
Professor americano ensina a paz por meio da guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.