quinta-feira, 14 de abril de 2011

Você faz política?

O termo política deriva da palavra grega pólis que significa não só cidade como o viver as relações sociais que definem o próprio indivíduo. Atenas não era uma área construída, mas principalmente a reunião dos atenienses que compartilhavam uma mentalidade e um interesse pelo sucesso da coletividade. Portanto, fazer política seria, basicamente, viver ativamente a cidade. Aliás, daí temos também a palavra cidadão com sentido bem semelhante.
Porém, o grande problema está justamente na leitura que fazemos da política. Se perguntarmos por aí "quem faz política?" certamente ouviremos "os deputados, vereadores, prefeitos, etc.". Afinal, nossa democracia indireta permite esse tipo distanciamento. Acabamos pensando em política a cada 2 anos, nas eleições municipais e nas eleições estaduais/nacionais. Nós acabamos delegando não só a nossa autoridade como cidadãos que somos, mas também nossa voz na esperança que um vereador/deputado/senador/prefeito/governador/presidente entenda nossa realidade, pense em soluções, apresente e defenda propostas, e, por fim, as coloque em prática. É muito poder, não é?
Com todas as possibilidades de participação, colaboração e divulgação uma ONG de São Paulo pensou em criar uma rede social de cidadãos, organizações e políticos profissionais interessados em apontar os problemas e buscar soluções para os problemas de suas cidades. Por que "cidades"? Ora, como o Prefeito Faria Lima afirmou certa vez, ninguém mora na União ou no Estado, é na cidade que as relações acontecem.
Surgiu, então, o projeto Cidade Democrática.


Que tal participar um pouco mais? Ou prefere continuar xingando muito no Twitter?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.