quarta-feira, 18 de maio de 2011

As primaveras II

O mundo pós-napoleônico não constituía uma derrota para os princípios da Revolução Francesa, muito menos para os que mais se beneficiaram dela. Para a alta burguesia, todavia, a situação não foi desfavorável. O desenvolvimento econômico e tecnológico da Revolução Industrial era visível e inegável, o avanço do capitalismo modificava as paisagens rurais e urbanas, especialmente estas. Mas é importante salientarmos que esse desenvolvimento "fomindável" não atingia a todos do mesmo modo. Pelo contrário, a grande massa permanecia longe dos benefícios deste crescimento econômico bem como da participação política.
Era cada vez mais perceptível que o poder, a riqueza e o conforto cabia aos grandes financistas, industriais e proprietários de terras, enquanto o restante da população encontrava-se reunida sob o significativo apelido de "classes perigosas".
Essas "classes perigosas" viviam no campo e na cidade, via de regra em condições precárias, não tinham qualquer direito de participação política e via-se crescer, especialmente nas grandes cidades, as idéias republicanas e as propostas alternativas do que viria a ser o comunismo. Em alguns pontos da Europa ainda havia obrigações servis, de modelo medieval, em plena atividade.
O mapa sinaliza os principais pontos revolucionários de 1848. Observe a fragmentação política nas atuais Itália e Alemanha
Agora, junte este contexto "maravilhoso" com fome no campo (em algumas regiões), organização do proletariado nas regiões mais industriais, e ambições nacionalistas e republicanas especialmente entre pequenos burgueses letrados. Quando no começo de 1848 as manifestações na França tiveram início o restante do continente foi atingido como um rastro de pólvora.
Entretanto, é importante destacar que não havia um comando central, uma articulação entre as diversas manifestações ou lideranças locais. Cada "revolução" ao seu modo buscou derrubar seu governo e instaurar um regime provisório visando mudanças político-sociais. O resultado?
"(...) as revoluções de 1848 surgiram e quebraram-se como uma grande onda, deixando pouco para trás, exceto mito e promessa." (Eric Hobsbawm. A Era do Capital, 1848-1875)
O que era para ter sido uma nova revolução burguesa, republicana e de profunda mudança social acabou por se mostrar, aos olhos da burguesia, como uma ameaça à propriedade privada e aos seus ganhos politicos recentes. Diante do medo da radicalização popular, os moderados se uniram aos conservadores tomando o caminho da "ordem" ao invés do da "mudança".
Quais as semelhanças com mundo árabe contemporâneo? No momento temos a pressão social, o anseio por mudanças, a incrível disparidade entre o que querem os manifestantes e o que os detentores do poder possuem, a desilusão com os atuais governos, e um oceano de possibilidades. Onde isso vai dar é que não temos como saber... ainda.


Não deixe de conferir o belo banco de imagens de André Sena no Flickr. Sobre a "Primavera dos Povos", especificamente, AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.