quinta-feira, 26 de maio de 2011

Disciplina e ambiente de estudo

Quando se fala em disciplina comumente se pensa em algo rígido, o silêncio, todos olhando para a frente da sala de aula. Este era o modelo consensual até pelo menos a década de 1970 e desde então ouvimos os saudosistas lamentando "aquele tempo que bom da disciplina".
Um professor na faculdade preferia encarar a disciplina por outro ângulo. Segundo ele (e vários outros estudiosos do tema), a disciplina deve ser encarada como a ordem necessária para o aprendizado, enquanto que por ordem se entende a disposição mental. Ou seja, seria possível pensarmos em disciplinas diferentes para cada matéria ou mesmo para cada tema tratado em aula.
Porém, de todo modo, bagunça é bagunça e atrapalha muito.
Segundo um estudo estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico,
a bagunça em sala de aula tem efeito direto sobre o rendimento dos estudantes.
"Salas de aula e escolas com mais problemas de disciplina levam a menos aprendizado, já que os professores têm de gastar mais tempo criando um ambiente ordeiro antes que os ensinamentos possam começar", afirma o relatório da OCDE.
Em outras palavras, a bagunça atrapalha mesmo é a própria sala de aula. Meio óbvio, né?
O estudo em questão se propôs também a comparar a percepção dos alunos quanto à indisciplina. Para isso perguntaram aos alunos de 66 países o quanto os professores precisam esperar que a classe se discipline. O famoso: "Classe, por favor, atenção! Pessoal, silêncio!". Na média, 72% dos alunos entrevistados disseram que "nunca ou quase nunca" os professores precisam esperar por atenção.
O positivo é que o resultado é melhor que há 10 anos, já o negativo... bom, no Brasil 67% dos alunos responderam "nunca ou quase nunca". Sim, estamos abaixo da média mundial, mas concorrer com os orientais e seu senso de hierarquia tradicional é um tanto complicado.
De acordo com o estudo, o que há de diferente é o relacionamento entre aluno e professor. Não se trata de amizade e sim do professor levar o aluno a sério.
Palpite meu: essa relação é via de mão dupla. Professores levando seus alunos a sério (eles não são desinteressados por princípio, preguiçosos em potencial ou qualquer outra imagem pejorativa) e alunos levando seus professores também a sério (eles não são torturadores sádicos, frustrados miseráveis ou algo pior) constroem um ambiente mais agradável e realmente propício ao aprendizado.

Fonte: Sala de aula brasileira é mais indisciplinada que a média, diz estudo

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