quinta-feira, 9 de junho de 2011

Mais uma vez a cidadania...

Hoje pela manhã conversei com minha coordenadora pedagógica e entre vários assuntos comentamos a "agressividade", um traço que nos pareceu cada vez mais comum nas pessoas em geral e nos jovens em particular. A sensação é que a conversa tem dado cada vez mais lugar à agressão, como se o debate ou a discussão fosse por demais cansativo e complexo, de modo que é mais fácil partir para a "ignorância". Menos razão e mais força bruta.
Ela, em certa altura da conversa, perguntou retóricamente: "Imagine como ficará o trânsito? Cada vez pior?!". E no ato me lembrei de um dos meus desenho animados preferidos: o Pateta no trânsito.


Na verdade a discussão toda é a respeito de cidadania, ou, "a difícil arte de viver em sociedade". Quando o individualismo entra por uma porta o respeito ao outro sai pela janela dos fundos, sobrando apenas o desrespeito. "Primeiro eu" e a "lei da vantagem e da esperteza" não melhoram o mundo, nem a sala de aula. E no ambiente escolar também vemos muito do "Pateta no trânsito". Ficaremos todos calados?


P.S. A ironia ácida do desenho é genial. No entanto a constatação de que não há muito de ficção é um tanto preocupante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.