quarta-feira, 15 de junho de 2011

Arte com areia e história

Sabe aqueles e-mails que começam com "Imperdível" ou "Maravilhoso, você também vai amar"? Pois é, a maioria eu nem olho. Mas vez ou outra recebo algum que vale a pena e como em geral é minha mãe que manda me obrigo a ver do que se trata.
Desta vez minha mãe me mandou um vídeo de uma moça ucraniana que ganhou o primeiro lugar no Ukraine’s got talent (aquele programa de calouros que tem em quase toda a Europa) em 2009. A particularidade é que não se trata de dança ou canto ou algum talento bizarro, mas a moça - Kseniya Simonova - é uma exímia "pintora com areia" (!?). Ela ganhou o prêmio fazendo uma animação ao vivo com areia. Utilizando uma trilha sonora como fundo e uma superfície translúcida como suporte, Kseniya foi desenhando uma história acrescentando e tirando areia.

A narrativa trata da II Guerra Mundial, quando os ucranianos lutaram contra a invasão nazista numa situação muito delicada. Anteriormente, a Ucrânia havia resistido à dominação russa, responsável pela incorporação do país à URSS em 1922. Desse modo, para muitos ucranianos os nazistas representaram, a princípio, a libertação do jugo soviético. Mas para outros, o desafio era lutar contra os alemães do mesmo modo que haviam lutado contra o Exército Vermelho. O resultado final foi 5 a 8 milhões de mortos no conflito. A história por si só é comovente, no entanto a artista conseguiu acrescentar ainda mais dramaticidade por meio de uma narrativa lírica, usando como fio condutor a separação de um casal por conta da guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.