terça-feira, 9 de agosto de 2011

Novidade na Biblioteca

No final do semestre passado eu havia solicitado junto à Biblioteca a compra de alguns livros para a área de História. O fato do pessoal só consultar, na maioria das vezes, livros didáticos me incomodava bastante. E, ao mesmo tempo, não temos como fazer mega aquisições de uma só vez. Ainda assim, a Biblioteca se dispôs a adquirir 11 novos livros.
Aproveitando que teremos também a 3a. Olimpíada Nacional em História do Brasil, recomendo que todos façam uma visitinha para a Beth e deem uma olhada nos novos títulos, todos da coleção Descobrindo o Brasil, da Ed. Zahar.
Esta coleção é composta por livros em formato pocket escritos por especialistas, mas voltados para o público escolar de forma ampla. Os temas geralmente são específicos, mas sempre oferecem uma contextualização ampla do período histórico abordado e uma problematização atual.
Tendo em vista a formação de um acervo básico para consulta, foi realizada uma triagem selecionando-se os títulos que, reunidos, pudessem oferecer um largo horizonte da História do Brasil. Deste modo, os títulos contemplam aspectos políticos e culturais desde os tempos coloniais até a contemporaneidade.

1. O Brasil No Império Português
Autor: AMADO, JANAINA


2. Brasil De Todos Os Santos
Autor: SOUZA, JULIANA BEATRIZ DE e VAINFAS, RONALDO


3. A Era Do Rádio
Autor: CALABRE, LIA

4. Escravidão E Cidadania No Brasil Monárquico
Autor: MATTOS, HEBE MARIA

5. O Estado Novo
Autor: ARAUJO, MARIA CELINA SOARES D'

6. Partidos Políticos No Brasil (1945-2000)
Autor: SCHMITT, ROGERIO

7. O Período Das Regências
Autor: MOREL, MARCO

8. A Proclamação Da República
Autor: CASTRO, CELSO

9. Rebeliões No Brasil Colônia
Autor: FIGUEIREDO, LUCIANO

10. Ditadura Militar, Esquerdas E Sociedade
Autor: REIS, DANIEL AARÃO

11. A Independência Do Brasil
Autor: SOUZA, IARA LIS SCHIAVINATTO CARVALHO


A coleção possui muitos outros títulos e com o tempo iremos adquirindo os demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.