sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Revista Pré-Univesp

Como faço quase todo mês, chegou o momento de divulgar a edição da Revista Pré-Univesp (ou Revista de apoio ao estudante pré-vestibular).
Nesta edição o tema é MEMÓRIA, com reportagens e textos que vão desde a memória humana à dos computadores, abordando tanto a função social quanto o funcionamento da memória do ponto de vista da neurociência.
Não deixe de conferir também os infográficos, vídeos, e textos literários especialmente selecionados para esta edição.
Aqui eu resolvi destacar dois artigos que chamaram minha atenção. Então, fica como sugestão de leitura para o final de semana.

O tempo e a memória
Por Lia R. M. Bevilaqua, Cristiano A. Köhler, Janine I. Rossato e Martín Cammarota
Tempo e memória são dois conceitos que invadem diariamente nossas vidas, mesmo que não nos demos conta disto nem do quão intrinsecamente interligados estejam. Este artigo busca estabelecer uma relação entre tempo e memória a partir da definição destes dois termos e da apresentação de algumas situações onde a conexão entre eles é praticamente indissociável.
(CONTINUA)


A literatura como dispositivo de memória
Por Márcio Seligmann-Silva
As artes funcionam desde sempre como um meio de elaboração – normalmente lutuosa – de fatos e feitos históricos
(CONTINUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.