segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Mapas e algumas coincidências

Há quem acredite em destino enquanto outros acham que tudo é coincidência. Confesso que sou mais pela segunda opção e me divirto muito em pensar nos encontros "absurdos" que formam a vida.
Até uns 10 dias atrás estávamos (alunos e eu) atarefadíssimos por conta da 3a. Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A cada fase havia uma tarefa, além das questões de múltipla escolha. Então, na terceira fase lá estava o desafio de "ler" três imagens, mas uma delas em especial me chamou a atenção. Tratava-se de um mapa - Accuratissima Brasilia tabula - realizado em 1635 pelo holandês Henricus Hondius.
Por acaso o mesmo mapa cuja reprodução está afixada na parede de nossa sala de aula. Ok, nada demais. Mas também por acaso, na mesma semana li no boletim on line da Revista Pesquisa Fapesp uma notícia sobre a Biblioteca Digital de Cartografia Histórica montado pela Universidade de São Paulo (USP).
Considerando que eram duas as coincidências resolvi passear pelo acervo disponibilizado pela USP a partir da coleção de mapas confiscada do dono do Banco Santos pela Justiça. O trabalho ficou muito interessante: além de você poder consultar os mapas e baixá-los em 4 formatos diferentes (incluindo .jpg e .pdf), ainda há uma série de informações cruzadas, dados geográficos, informações físícias sobre o original, etc.
E lá está o mesmo mapa que apareceu na ONHB:


Fica aqui uma sugestão de "exercício": navegue pelo mapa, observe cada um de seus elementos, compare-o com os mapas contemporâneos. Veja o que se conhecia e o que se imaginava no século XVII sobre o território que hoje é o Brasil. Procure as capitanias e cidades, como Salvador ou Ilhéus, os monstros marinhos, os índios antropófagos, o litoral recortado, entre outros detalhes.
Para isso, aproveite as ferramentas que a Biblioteca Digital de Cartografia Histórica disponibiliza e clique AQUI.


Para saber +

Artigo sobre cartografia histórica:
A mina dos mapas: material cartográfico revela imaginário colonial português

Mais acervos:
Biblioteca Virtual da Cartografia Histórica
David Rumsey Map Collection

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.