segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A vez da PUC-SP

Temporada de vestibulares é assim mesmo, cada final de semana tem um. Se você optou por prestar o maior número possível pensando em aumentar suas chances, prepare-se para ficar esgotado em janeiro quando tudo terminar.
Ontem, domingo, foi dia de PUC-SP. Mais uma prova com modelo diferente: 45 testes, 5 questões dissertativas interdisciplinares e uma redação. Indo direto ao ponto, temos para comentar as 5 questões de múltipla escolha de história e a dissertativa de história & geografia.
Eu li na internet que o cursinho ETAPA elogiou a seção de história. Eu não compartilho da mesma opinião. É verdade que as 5 questões foram variadas, cobriram grande parte do conteúdo e de forma ampla, e também reconheço o desafio de se formular apenas 5 testes para um currículo tão vasto. No entanto, pessoalmente, me pergunto sobre os critérios utilizados.
Começamos por Guerras Púnicas! Não perguntou-se sobre as instituições da República ou do Império, nem sobre a relação plebeus e patrícios, mas sobre a expansão da República Romana a partir da guerra contra Cartago. Na minha opinião um detalhe que ganhou atenção demais numa prova de 5 questões.
A questão seguinte era sobre colonização portuguesa na América. Temática clássica, texto idem. E bastava ter uma leve noção, já que a leitura do texto dava ao aluno condições de responder com tranquilidade.
Na sequência mais um texto, desta vez uma declaração do Partido Democrático (PD) de 1932.
“A revolução não se fez para assumir a tutela da Nação senão para entregar à Nação o governo de si mesma. Se a Nação entender, pelo voto de seus genuínos representantes, organizar-se antes de um modo do que de outro, devemos nos inclinar diante de sua soberania. Podemos e devemos instruir o povo, convertendo-o às ideias que nos parecem mais acertadas; mas não é lícito impor-lhe o nosso pensamento e vontade. Seria o despotismo. O Partido Democrático não pode desviar-se desta linha. No frontispício de seu programa, como a doirar a cúpula dos compromissos assumidos, figura a bela tricotomia americana do governo do povo, pelo povo e para o povo.”
(Declaração do Partido Democrático de São Paulo, 13 de janeiro de 1932, in Déa Ribeiro Fenelon (org.). 50 textos de história do Brasil. São Paulo: Hucitec, 1986, p. 152-153.)
Esta questão tinha uma armadilha que era localizar com segurança qual era a "revolução" citada. A data do documento induz a pensar na Revolução Constitucionalista de 1932, mas esta ocorre meses depois e por causa do descontentamento com a Revolução de 1930 que acabou com o domínio da oligarquia paulista e levou Getúlio Vargas ao poder. Era necessário também que o aluno lembrasse que o PD apoiou a Aliança Liberal contra os cafeicultores paulistas e o candidato do então Presidente Washington Luis em nome do voto secreto e contra as manipulações eleitorais. Mas acabou se desiludindo com o Governo Provisório de Vargas e unindo-se ao PRP na Frente Única Paulista em 1932.
Em seguida havia uma questão com uma charge razoavelmente conhecida. Ela consta do nosso Livro Didático e foi questão de prova substitutiva neste ano. A imagem mostra o insólito "casamento" entre Hitler e Stálin, fina ironia por conta do Pacto Germano-Soviético de Não Agressão assinado em 1939, início da Segunda Guerra Mundial.
Por fim, uma questão puramente interpretativa sobre os anos 70, com texto da Maria Rita Kehl. Não havia mistério, apenas pedia-se leitura atenta. Quem fez o mini-curso de História e Futebol ainda teve uma vantagem, já que o Renatão fez uma exposição sucinta sobre o período bem ao estilo do texto.
Eu senti, confesso, falta de alguns temas. Não não se falou de escravidão ou qualquer outro tipo de mão de obra, não se falou de cultura brasileira e alguns devem ter estranhado a ausência de uma questão com História Medieval. Nem a questão dissertativa consertou isso, apesar de ter apresentado uma proposta interessante - urbanização -  unindo aspectos históricos e geográficos. Aliás, questão bem tranquila esta!


Para quem não fez e quer dar uma conferida, clique AQUI.
Veja também o gabarito AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.