terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Os imigrantes, São Paulo e você

Na primeira semana de aula o que sempre chama minha atenção são os nomes dos alunos. Na verdade, os sobrenomes. Por mais que eu considere que se exagera um pouco a raiz imigrante de São Paulo, é fato que muitas das famílias paulistanas são alienígenas, como se dizia muito antigamente. E isso é ainda mais marcante no Ipiranga.
Então, me lembrei que há alguns meses o Museu da Imigração do Estado de São Paulo lançou seu novo site com parte do seu acervo digitalizado: fotografias, jornais, mapas e os Registros de Matrícula. Esses registros contém os nomes de todos os imigrantes que passaram pela Hospedaria, vindos de Santos, antes de seguirem para alguma fazenda no interior do Estado ou se mudarem para alguma casa na cidade.


Nem todo imigrante passou pela Hospedaria, mas se sua família entrou por Santos na virada do século XIX para o XX há uma grande chance de achar o nome de um bisavô ou parente nesses registros.
Vale um passeio.




P.S. Antes que digam que estou forçando a mão, vejam o dicionário:
Alienígena: 1. que ou quem é natural de outro país; estrangeiro, forasteiro 2. Derivação: sentido figurado. Que ou o que pertence a outros mundos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.