terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

As opiniões de um mestre

Sem dúvida alguma Eric Hobsbawm é um dos maiores historiadores vivos. Apesar da idade avançada (quase 95 anos) continua lúcido e atento ao desenrolar da história contemporânea.
Como sugestão de leitura, deixo aqui uma entrevista realizada pela BBC e publicada no último dia do ano passado. Em uma conversa breve, o historiador inglês retoma as Revoltas Árabes, os movimentos revolucionários de 1848, o papel das esquerdas, o movimento Occupy e os Indignados nos EUA.
Vale a leitura!


Revoluções de 2011 'me lembram 1848', diz Hobsbawm

Em entrevista à BBC, Hobsbawm ressaltou que desta vez os movimentos de contestação são impulsionados pela classe média, e não pelo proletariado.
Hobsbawm nasceu poucos meses antes da Revolução Russa, de 1917, e foi comunista a maior parte de sua vida, assim com um influente pensador marxista. Um de seus livros mais conhecidos, a Era das Revoluções, que retrata justamente as revoltas de 1848, é um clássico da historiografia."Foi uma grande alegria redescobrir que é possível que as pessoas saiam às ruas para se manifestar e derrubar governos", disse o historiador, que passou toda sua vida ligado às revoluções.
Além de escrever sobre as revoluções, Hobsbawm também apoiou algumas revoltas. Com mais de 90 anos, sua longa paixão pela política aparece no título de seu mais novo livro:How to change the World (Como mudar o mundo) e em seu enorme interesse pela Primavera Árabe.
"A verdade é que eu tenho um sentimento de excitação e alívio", disse, ao receber a reportagem em sua casa em Hampstead Heath, bairro no norte de Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.