segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Fique de olho nos jornais!

O ano mal começou e muitos analistas internacionais já começaram a "apostar" em quais são as "promessas" para 2012. Que fique claro que as aspas são para destacar a triste ironia em se tentar especular sobre os graves conflitos internacionais. Mas é inevitável ao ler os mais diversos jornalistas, cientistas políticos ou especialistas em relações internacionais ter a sensação que estão todos a espera da confirmação de alguns prognósticos. Eu, pelo menos, fico na expectativa de dois: 1) Um conflito internacional ou um guerra civil sem precedentes na Síria; 2) Uma ação militar contra o Irã, provavelmente envolvendo Israel, EUA e mais alguns.
Não se trata de ficar naquela tensão um tanto besta quanto à uma guerra mundial, mas é fato que aquela região é motivo de atenções há muito tempo.
Em ambos os casos - Síria e Irã - a maior dificuldade é ter acesso à informações confiáveis. Os jornais de todo o mundo tentam obter imagens ou declarações dos habitantes, mas ambos os regimes são bem fechados e dificultam bastante a circulação de pessoas e notícias. Justamente por isso fiquei tão impressionado com o vídeo abaixo, feito pelo repórter e cinegrafista francês Mani. Em meio aos tiroteios e bombardeios em Homs, cidade considerada o principal foco de resistência ao governo de Bashar al Assad e base do Exército pela Libertação da Síria (formado por militares desertores e opositores civis armados), Mani registrou a dor de familiares pela perda de parentes mortos por atiradores do governo, protestos, cerimônias em honra aos mortos, ataques, atendimento precário aos feridos nos combates, etc. É bem impressionante.


A narração do vídeo está em inglês, mas nada muito complicado. Duro mesmo é ver tanta violência por longos 11 minutos.

Para entender melhor a situação da Síria, seguem três sugestões de leitura.

BBC Brasil
Conheça os diferentes grupos políticos que lutam contra o governo na Síria

O Estado de S. Paulo
Síria - Especial com diversos link para notícias, vídeos, fotos, etc.

Não deixe de consultar também o infográfico interativo com informações sobre todos os países da chamada Primavera Árabe AQUI.


Le Monde Diplomatique
Slogans da intifada síria
Assim como a resistência nacionalista árabe na Síria do século XX, a atual sublevação popular é marcada pelo lugar que a mesquita ocupa nas mobilizações, pelo papel motor da juventude e de setores sociais economicamente em crise ou distantes da capital, e pela participação das mulheres









Ah, sobre o Irã falaremos numa outra ocasião. Talvez quando Israel e Irã pararem com essa competição de blefes e mostrarem algo mais consistente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.