terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Ideologia?

Neste ano acabei assumindo também as aulas de Filosofia e Sociologia para a 3a. série. Para mim tem sido um enorme desafio, afinal sou historiador. Portanto, tive de voltar a estudar para não ficar "brincando" de filosofia. De acordo com uma amiga minha, professora de filosofia na Universidade Federal do Espírito Santo, um bom começo é levar a sério a proposta de fazer a filosofia e a sociologia dialogarem com a história. Tenho perseguido isso.
Na semana anterior ao Carnaval, discutimos em sala o conceito de ideologia. Mais que apenas trabalhar com significados de um dicionário, tentamos compreender que há mais de um entendimento a respeito do que é ideologia e como ela opera em nossas vidas.
Para ilustrar um sentido bem popular, ou "senso comum", começamos com Cazuza e sua "necessidade" de uma ideologia para viver.


Daí partimos para o que o cientista político Norberto Bobbio chama de "sentido fraco" do conceito, uma definição que não vê a ideologia como um fenômeno problemático, mas o resultado da vida sócio-política.
Entre as várias definições políticas, optei pela seguinte:
Ideologia são “sistemas de crenças explícitas, integradas e coerentes, que justificam o exercício do poder, explicam e julgam os acontecimentos históricos, identificam o que é bom e o que é mau em política, definem as relações entre política e outros campos de atividade, e fornecem uma orientação para a ação” 
(Herbert MacClosky)
Esta definição tenta estabelecer um terreno mais neutro e cuja aplicação é facilmente visualizado em meio a partidos políticos, governos e outros grupos políticos. Tudo muda de figura se adotarmos uma interpretação mais "forte", como diz Bobbio, no caso, seguindo a análise de Karl Marx para quem a ideologia tem como função manter a sociedade dentro do que ele definiu por "alienação social".
"A função principal da ideologia é ocultar e dissimular as divisões sociais e políticas, dando-lhes a aparência de indivisão social e de diferenças naturais entre os seres humanos (...). A produção ideológica da ilusão social tem como finalidade fazer com que todas as classes sociais aceitem as condições em que vivem, julgando-as naturais, normais, corretas, justas, sem pretender transformá-las ou conhecê-las realmente, sem levar em conta que há uma contradição profunda entre as condições reais em que vivemos e as ideais”
(Marilena Chaui)
Desse modo, ideologia passa a representar uma forma de dominação e de manutenção do status quo, ou seja, da situação como está. Enquanto a "ideologia" do Cazuza é apenas uma bandeira - por mais que seja uma bandeira sinceramente a favor de uma mudança - a "ideologia" segundo o marxismo é um controle dos dominadores sobre os dominados a fim de abafar qualquer possibilidade de mudança.

Em sala a discussão foi bem mais passo a passo, mas se houver dúvidas, voltamos ao assunto. Ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.