quinta-feira, 8 de março de 2012

Mais um 8 de março

Eu juro que este ano eu ia deixar passar o 8 de março. Já escrevi sobre o Dia Internacional da Mulher nos dois anos anteriores deste blog e achei que estava de bom tamanho. Mas ontem, um ex-aluno deixou no "comentários" uma sugestão um tanto inusitada para um post sobre esta data. Acabei gostando da ideia.
O vídeo é uma interessante paródia da música Bad Romance (sim, da Lady Gaga!). Com um produção realmente impressionante, bem cuidada e detalhista, o novo clipe aborda a luta feminina pelo direito ao voto nos EUA e homenageia Alice Paul, uma das mais importantes ativistas deste movimento.



Você pode estar se perguntando porque alguém faria uma paródia e um vídeo tão bem feitos. O grupo responsável - Soomo - reúne uma equipe de professores e interessados em educação para a discussão de novas formas de ensino e construção de conhecimento. Por isso o clipe apresenta tanto rigor didático, relembrando a luta das sufragistas estadunidenses nos anos 1910, com a vitória do direito ao voto em 1919. Na Europa a tendência era a mesma, com lutas feministas desde os anos finais do século XIX, no caso da Inglaterra. No velho mundo o sufrágio feminino ganhou força com a I Guerra Mundial, pois as mulheres acabaram ocupando lugar de destaque no esforço de guerra, principalmente assumindo os postos de trabalho deixados pelos homens combatentes. Ao fim do confronto, fortalecidas pela atuação no mercado de trabalho, as reivindicações ganharam força.
No Brasil, as mulheres também se organizaram em prol do voto feminino no início do século XX, com destaque para a região nordeste. No Rio Grande do Norte, Celina Guimarães Viana conseguiu ser a primeira eleitora brasileira, em 1926, graças ao fato da Constituição daquele estado não impedir o sufrágio das mulheres. Apesar de não haver proibição expressa na Constituição Brasileira de 1891, então em vigor, leis eleitorais e forte pressão social (e machista) impediam o exercício da cidadania pelas mulheres. Esta situação só foi revertida com as eleições de 1932 para a Assembleia Constituinte, sob o governo provisório de Getúlio Vargas, e a consequente Constituição de 1934. Para quem acha que o Brasil demorou a reconhecer o direito das mulheres ao voto, saiba que ainda estamos entre os pioneiros.


Sobre as razões que levaram à escolha do dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher e a luta pela defesa das mulheres no Brasil e no Mundo leia os posts antigos:

Um dia!

Ainda sobre o Dia Internacional da Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.