segunda-feira, 26 de março de 2012

Mais um post sobre "racismo"

Você pode estar se perguntando se eu não tenho outro assunto ou se não me canso de falar sobre (ou contra) o racismo. Para ser sincero, não me canso. Mas é fato que a sociedade e a mídia também não me deixa esquecer o tema. Se continua havendo casos de racismo, porque eu deveria fechar os olhos, não é?
Nesta semana que passou recebemos esta boa notícia:

Cresce o número de denúncias de racismo no Estado de SP, revela estudo

Saber que as pessoas estão menos tolerantes às manifestações de racismo é uma boa notícia em qualquer lugar do planeta e especialmente positiva para nós, brasileiros.
Infelizmente, parece que toda notícia boa acaba sendo balanceada por uma ruim. Confere:

Acampamento 'ensina racismo' na África do Sul

A reportagem da BBC é, em parte, a respeito de um documentário realizado por duas holandesas, Elles van Gelder e Ilvy Njiokiktjien, chamado "Afrikaner Blood" (Sangue Africâner, em português). Utilizando técnicas mistas - vídeo e fotografia - as artistas registraram um acampamento de verão organizado por um grupo racista de extrema-direito sul-africano cujo objetivo é ensinar adolescentes africâneres a "evitar a visão de Nelson Mandela de uma nação arco-íris multicultural". Ou seja, o grupo Kommandokorps, focada no futuro, pretende formar uma nova geração.
É curioso que, apesar de diversos especialistas afirmarem que a segregação e o ódio racial pregado durante o Apartheid tem sido gradativamente superado, ainda haja minorias bem agressivas. Em todo caso, seria ingenuidade pensar que após quase quatro décadas de racismo institucional tudo seria superado em pouco menos de 20 anos.
Se você acha que só isto já basta para chocar, precisa ver as fotografias e as declaração que acompanham a reportagem (AQUI).

Por um segundo fiquei imaginando um encontro entre os jovens deste acampamento e os garotos da Klu Klux Klan. Nem o diabo ousaria aparecer por lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.