quinta-feira, 22 de março de 2012

Museus, museus, museus...

Quando eu estive na Turquia fomos conhecer as cavernas da Capadócia, região central do país. Essas cavernas serviram de refúgio para inúmeras populações, mas destacam-se as primeiras comunidades cristãs. Por conta disso, há uma série de pinturas e inscrições muito significativas nas paredes de rocha calcária. Imaginem que sem um guia o passeio fica realmente complicado, tanto para se localizar quanto para obter qualquer informação. Então contratamos um guia local: um sujeito muito bem informado que falava um inglês muito bom (apesar do forte sotaque) e era completamente apaixonado pelo que fazia. A especialidade do fulano era desmentir grandes teorias, ou seja, fanático por teorias da conspiração. Não por acaso, minha esposa e eu o apelidamos (entre a gente, claro) de "Dan Brown da Capadócia".
O mais intrigante é que ele fazia uma série de alusões a obras de artes em diversos museus. Citava obras que estavam no Louvre e no Vaticano, comentava sobre a Capela Sistina, etc. Então perguntamos se ele já tinha visitado todos esses lugares. Ele, muito tranquilo, respondeu que NUNCA havia saído da Turquia. Se você está se perguntando como é que ele se atrevia a fazer tantos comentários sem nunca ter visto nada pessoalmente, relaxa. Nós também perguntamos. A resposta, meio óbvia, foi: INTERNET.
Volto a dizer, não sou fã de museus virtuais porque considero a experiência do museu insuperável. Mas é fato que em alguns casos você verá melhor pela internet que ao vivo: nada de filas, com zoom, sem pressa para ir embora, etc. Sem falar que em alguns você não pode nem tirar uma foto para recordação!!
Pensando nisso, segue a sugestão de passeio.




Recomendo uma volta da Capela Sistina. Virtualmente não tem ninguém colado em você, não tem vigia pedindo silêncio, não dá dor no pescoço e o zoom em 360o. faz toda a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.