sexta-feira, 20 de abril de 2012

Tema quente da geopolítica

De tempos em tempos os olhos dos mais diversos analistas se voltam para alguns temas, digamos, quentes. Se estivéssemos falando de moda, diríamos se tratar de uma tendência para a estação. Mas neste caso seria pouco. Se o assunto fosse futurologia barata, talvez tratássemos como aposta para o futuro. Porém, o ponto central é a compreensão de um cenário internacional que envolve aspectos históricos, políticos, sociais e econômicos dos mais complexos. É verdade que se trata de um futuro e que há, sim, uma tendência em se analisar de uma forma específica, só não podemos perder o foco na complexidade. Para isso precisamos aprofundar a leitura.

Você sabe o que são os BRICs?

http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/Se a resposta é "não" então está na hora de correr atrás e se informar.
Aproveite a edição de abril da Revista Pré-Univesp. Dentre os diversos textos, destaco estes três abaixo. Ou seja, ao menos leia estes.

O mundo multipolarizado a partir dos Brics
‘Profetizado’ no início da década de 2000, conjunto de superpotências emergentes quer encabeçar uma nova ordem de organização mundial

Tão perto, tão longe
Desigualdades significativas marcam países dos Brics e desafiam politicamente o futuro do grupo

Brics: democracia e perspectivas de integração
O conceito de Brics traduz relação complexa entre unidades nacionais que não possuem uma política comum e cuja integração precisa ser equacionada


Para ajudar na leitura, consulte este INFOGRÁFRICO. Informações básicas com acesso rápido e simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.