segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ah, os rankings

Quem acompanha o blog já leu outros comentários sobre rankings de Universidades (AQUI). Essas listagens são bem comuns entre os países de língua inglesa e também entre europeus. De uns tempos para cá os chineses também entraram nessa de "ranquear" as instituições de ensino superior. Há quem diga que é um bom instrumento para auxiliar a escolha dos jovens e até mesmo para estimular as instituições a melhorar seus índices. Eu sou um pouco cético e tenho um pé atrás com qualquer lista, desde os 10 maiores guitarristas de todos os tempos até as 100 melhores universidades do mundo.

Em todo caso, o jornal Folha de S. Paulo, que adora um ranking (basta lembrar das reportagens sobre o ENEM), montou uma equipe para criar o RUF: Ranking Universitário Folha. Reuniram alguns especialistas em avaliação, consultores de recrutamento, índices do Governo (como Capes e CNPq) e montaram uma mega lista com as universidades. Mas prestem atenção, apenas as UNIVERSIDADES. Segundo o MEC, são universidades aquelas instituições que possuem Graduação e Pós-Graduação em diversas áreas do conhecimento e ao menos 33% dos professores com título de Doutor. Portanto, o ranking lista 191 instituições consideradas universidades.

O que mais me chamou a atenção entre todos os critérios de avaliação foi a "avaliação pelo mercado". Atualmente o todo poderoso mercado tem sido o fiel da balança na hora da escolha de muitos jovens. Mas é muito complicado tanto escolher uma carreira tendo em vista a contratação futura do profissional assim como medir a aceitação dos contratadores diante de um diploma de X ou Y. Qual foi a saída?
"(...) Indicadores de reputação no mercado de trabalho e de qualidade de ensino foram desenvolvidos a partir de entrevistas feitas pelo Datafolha com pesquisadores e com executivos de Recursos Humanos."
Por que achei curioso? Bom, os outros critérios são velhos conhecidos - qualidade de ensino, inovação e pesquisa acadêmica -, mas esta "fama" creio que seja inédito. E como o RUF permite criar rankings especiais, você pode ver, por exemplo, a Universidade Presbiteriana Mackenzie ocupar a 31a. posição na listagem geral, mas subir para 11a. posição quando se trata de aceitação do mercado.


Para os muito preguiçosos, um resuminho beeeeem básico:

  • A primeira colocada é a USP
  • A melhor instituição privada no ranking é a PUC-Rio (Jesuíta), em 13o. lugar
  • Das 30 primeiras universidades, apenas 3 NÃO são públicas (federais ou estaduais)
  • Para quem mora em São Paulo (atenção, não é bairrismo!), as públicas paulistas estão no TOP 20, com exceção da recém criada UFABC, em 45o. lugar


Creio que vale uma fuçadinha...

+ AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.