terça-feira, 18 de setembro de 2012

Escravidão, leitura obrigatória

Há alguns temas que nunca deixarão de ser comentados. Ou porque são fundamentais ou porque nunca se esgotam. Ou será que nunca se esgotam justamente porque são fundamentais? Bom, pouco importa, o fato é que a história da escravidão e qualquer reflexão a seu respeito fazem parte do DNA do Brasil e também do brasileiro, já que é marca permanente de nossa cultura.
Portanto, nunca é demais ler a respeito deste tema e, imagino, pode ser interessante ler algo além do seu livro didático ou apostila. A edição deste mês da Revista Pré-Univesp está repleta de textos saborosos, apesar da temática um tanto amarga.
Seguem algumas sugestões:


História cativa
Escravidão encerra violência e mercantilização dos seres humanos, numa lógica condenável contemporaneamente
 
Desigualdade como legado da escravidão no Brasil
Impactos de séculos de utilização da mão de obra escrava repercutem nas dimensões social e econômica do país

Mitos e equívocos sobre escravidão no Brasil
Para professor da UFMG, história ensinada desde o ensino fundamental até a universidade é baseada em versões historiográficas ultrapassadas

Quilombos e quilombolas: uma história de resistência
Mais do que vítimas, os escravos eram homens e mulheres que, diante de uma situação de extrema opressão, buscavam maneiras de sobreviver da melhor maneira possível


Não deixe de conferir também os infográficos, vídeos e textos literários!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.